21 de jun. de 2010

Chile supera a retranca suíça e assume liderança do Grupo H

O Chile conseguiu superar a retranca da Suíça, venceu por 1 a 0, e assumiu a liderança do Grupo H da Copa do Mundo após a segunda rodada. O time do técnico Marcelo chegou aos seis pontos contra três dos rivais desta segunda-feira (21) em Port Elizabeth. Espanha e Honduras, que perderam na estreia, ainda se enfrentam nesta tarde. 


Na sexta-feira (25), o Chile precisa de um empate contra a Espanha para garantir a classificação e o primeiro lugar da chave. No mesmo dia, a Suíça enfrenta Honduras em busca da vitória para se classificar para as oitavas de final. 

O gol aos 29min do segundo tempo quebrou a invencibilidade da defesa suíça, que não era vazada em Copas do Mundo desde as oitavas de final da edição de 1994. Na participação seguinte, em 2006, o time foi eliminado nas oitavas de final, mas a defesa passou em branco. Neste ano, o time estreou com uma vitória surpreendente sobre a Espanha por 1 a 0.

O primeiro tempo em Port Elizabeth foi de jogadas bastante violentas. O chileno Suazo, que fez a sua estreia no torneio, recebeu cartão amarelo logo no primeiro minuto de partida após acertar rival em dividida. Outros dois jogadores da equipe sul-americana foram advertidos ainda antes do intervalo: Ponce e Carmona. 

Mas foi a Suíça que ficou com um jogador a menos em campo depois que Behrami acertou a mão em Fernandez e recebeu cartão vermelho. O árbitro saudita Khalil Al Ghamdi interpretou o lance como agressão. 

Aos 10min, o Chile ameaçou pela primeira vez. Vidal arriscou de fora da área e Benaglio espalmou. Na sobra, Carmona tentou de longe e o goleiro suíço pegou novamente. Já com um jogador a mais, aos 40min Alexis Sánchez dominou na área, mas chutou fraco. 

O Chile chegou a marcar aos 4min do segundo tempo, mas o lance foi invalidado. Depois de jogada ensaiada, Sanchez chutou de fora da área, a bola desviou em Gonzáles e enganou Benaglio. O árbitro marcou impedimento do atacante. 

Quatro minutos depois, o Chile perdeu outra oportunidade. Sánchez roubou a bola de Grichting, invadiu a área, mas chutou em cima de Benaglio. 

O gol da partida só saiu aos 29min. Paredes recebeu lançamento, driblou o goleiro Benaglio, mas perdeu ângulo. Preferiu, então, cruzar para Gonzalez, que mandou de cabeça para o gol vazio.

FICHA TÉCNICA 
CHILE 1 x 0 SUÍÇA
 

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (África do Sul) 
Data: 21 de junho de 2010, segunda-feira 
Horário: 11h(de Brasília) 
Árbitro: Khalil Al Ghamdi (Arábia Saudita) 
Assistentes: Hassam Kamranifar (Irã) e Saleh Al Marzouqi (Emirados Árabes Unidos) 
Cartões Amarelos: Ponce, Carmona, Suazo, Fernandez, Medel e Valdívia (Chile); Inler, Nkufo e Barnetta (Suíça) 
Cartão Vermelho: Behrami (Suíça) 

Gol: Chile: Gonzáles, aos 29min do segundo tempo 

CHILE: Bravo, Isla, Medel Ponce e Jara; Carmona, Vidal (Mark Gonzáles), e Matias Fernández (Paredes); Alexis Sánchez, Suazo (Valdívia) e Beausejour 
Técnico: Marcelo Bielsa 

SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Grichting e Ziegler; Huggel, Behrami, Fernandes (Bunjaku) e Inler; Frei (Barnetta) e Nkufo (Derdiyok) 
Técnico: Ottmar Hitzfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário