30 de jun. de 2010

Sem Cristiano Ronaldo, melhores de 2009 tentam ser protagonistas

Iniesta, Kaká, Messi e Xavi podem brilhar ainda na Copa do Mundo
FOTO:
Iniesta, Kaká, Messi e Xavi podem brilhar ainda na Copa do Mundo




Não é de hoje que a eleição de melhor jogador do mundo da Fifa serve como um peso a mais na hora de o jogador disputar a Copa do Mundo: desde 1994, o primeiro Mundial após a criação do prêmio, em 1991, nunca um jogador eleito no ano anterior acabou campeão.

Em 2009, a Fifa escolheu cinco finalistas: o argentino Messi, vencedor, o português Cristiano Ronaldo, o brasileiro Kaká e os espanhóis Xavi e Iniesta. Destes, Cristiano Ronaldo foi o primeiro a ser eliminado na Copa da África do Sul, com a derrota de Portugal para a Espanha por 1 a 0, nesta terça-feira (29).

Os outros quatro, no entanto, ainda não conseguiram ser protagonistas na competição. Até tiveram momentos de brilho, mas esparsos, e ainda não mostraram todo o futebol que os levou a ganhar a aclamação dos técnicos e capitães das seleções, os eleitores na votação da Fifa.

Messi e Kaká, nesse sentido, atraem mais os holofotes. E, embora venham tendo boas atuações, ainda estão em branco, sem marcar gols. Só não se pode acusá-los de omissão: Messi lidera as estatísticas de finalizações, com 23, ao lado do ganês Asamoah Gyan, e participou da maioria dos gols argentinos até agora, enquanto Kaká finalizou cinco vezes e mostrou até excesso de vontade, ao ser expulso contra a Costa do Marfim por agressão.

Os espanhóis Xavi e Iniesta estão mais acostumados a ser coadjuvantes – inclusive, no Barcelona, do agora adversário Messi. Na seleção, Villa tomou de Fernando Torres o papel de protagonista, ao marcar quatro dos cinco gols da Fúria até agora – Iniesta fez o outro. Xavi não marcou, mas foi vital no passe de calcanhar que deu para o gol de Villa contra Portugal, nesta terça. Os torcedores, no entanto, esperam mais de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário